Fátima Colloda - Banheiros
Banheiros pra decorar e relaxar e lavabos dignos de revista, que tal tentar?
Para começo de conversa, a decoração pode começar pelo lado de fora do banheiro. Com uma plaquinha indicando que esse é o toilete. Fica charmoso e cheio de personalidade. Ao entrar no ambiente o bom visual começa com a escolha do azulejo. Um azulejo bonito já é meio caminho andando, mas se você mora em um apartamento alugado e não pode fazer uma reforma, a dica é utilizar adesivos adequados nas paredes, revitalizando o banheiro.
O banheiro precisa ter boa circulação e espaços bem distribuídos. Mas para que ele corresponda às expectativas e proporcione conforto e sossego, é preciso pensar com carinho em cada detalhe: dos acabamentos e iluminação, à acessórios e aproveitamento de espaço. Um casal, por exemplo, certamente fica melhor acomo-dado em um banheiro com cuba dupla, onde ambos possam usar a bancada ao mesmo tempo. Se você tem a possibilidade de fazer isto no seu banheiro, não pense duas vezes. É uma ótima alternativa até mesmo para setorizar os espaços, para que os produtos de higiene de vocês não se misturem no dia a dia. Banheiros muito pequenos também têm salvação. Coloque uma bancada reduzida e posicione a torneira na lateral caso for necessário, para que você ganhe mais espaço para organizar seus pertences. Aposte em um ambiente monocromático com cores claras, trabalhando o colorido apenas nos detalhes. Além de dar um ar de limpeza, esta solução vai fazer seu espaço parecer mais amplo e iluminado.
Já deu pra perceber que para manter a ordem você não pode querer colocar tudo dentro do espaço, não é mesmo? Você vai ter que decidir o que é realmente importante, e também a frequência que cada coisa é usada, para saber o que deve ficar em um lugar de mais fácil acesso. Sabe aquela farmácia que você guarda no armarinho, a coleção de maquiagem e tudo mais que não deve ficar em lugar quente e úmido? Eles devem sair já do banheiro, pois a mudança de temperatura é muito grande e eles podem estragar.
O espaço já é pequeno e você ainda vai criar uma divisão? Mantenha a área do boxe no mesmo padrão do resto do banheiro. Você pode até deixar sem azulejo na parte fora do boxe, mas mantenha a mesma cor e padrão. Outra dica é escolher um boxe liso e transparente para não criar uma barreira visual.
Em qualquer ambiente pequeno os espelhos são bem legais para “aumentar o espaço”, mas na decoração de banheiros pequenos ele é fundamental já que serve para arrumar o visual e dar a sensação de maior amplitude.
Viu só como é possível criar a decoração de banheiros pequenos sem ser sem graça?
Vamos tratar cada detalhe com atenção:
REVESTIMENTOS: Entre as opções de acabamento estão a cerâmica, os azulejos, pastilhas para decorar, porcelanatos e granitos. Os mármores também são bem-vindos, exceto no boxe onde o contato constante com produtos de higiene podem danificar a pedra.
Na reforma, a cor das paredes é a uma das primeiras coisas a ser pensada. Se fosse tem pouco espaço no banheiro, prefira as tonalidades claras. O branco é a cor mais indica para os banheiros pequenos, pois aumentam o espaço. As cores escuras pesam o ambiente e criam a impressão de menor profundidade. Mas isso não significa que o ambiente não possa receber detalhes em cores fortes. Na verdade, o contraste é o charme do banheiro. Para aumentar as impressões de dimensões não tenha medo de usar os espelhos. Eles são grandes aliados em cômodos como esse. Se o lugar for maior, as opções de cores também. As cores vibrantes devem ser reservadas aos lavabos. Uma tendência atual é colocar PASTILHAS no box , atrás da caixa acoplada do vaso ou em torno da pia (frontão) e no restante das paredes pintura acrílica específica para áreas molhadas e úmidas. É mais barato, mais rápido para construir e de fácil manutenção. Já para os lavabos aposte nos papéis de parede!!
¬¬
OS: Use e abuse dos nichos embutidos na alvenaria, eles ao mesmo tempo decoram e otimizam espaço.
LOUÇAS: Antes de sair à procura da cuba e do vaso sanitário você precisa ter as dimensões do banheiro bem definidas, para saber quais as proporções as peças podem ter. Se você não tem muita experiência no assunto e principalmente, se não tem a intenção de gastar muito, opte sempre pelo tradicional. Os modelos simples e clássicos são tiros certeiros, você economiza e não corre risco de errar na escolha. As cubas e vasos sanitários (Prefira a caixa de descarga (1) à válvula hidra. Com ela, você economiza muita água)não precisam necessariamente ser da mesma linha, mas é importante que a cor seja. E falando em cor, o branco ainda é a tendência desse ambiente.
Você poderá optar por cubas de embutir, sobrepor ou semi-encaixe. Essa ultima opção é indicada para quem dispõem de pouco espaço no banheiro e precisa de uma bancada de pouca profundidade. As cubas de sobrepor merecem uma atenção especial. Existem diversos formatos como, quadradas, retangulares, redondas e ovais, e como elas foram feitas para ficar sobre a bancada a altura da mesma não segue o padrão, devem ser instaladas com 75cm de altura. E por fim, as de embutir, que como o nome diz, são embutidas no balcão.
Apenas evite louças coloridas, revestimento de chão com estampas, assentos de vaso e tapetes estampados, e não tem como errar.
ILUMINAÇÃO: use a criatividade para criar uma atmosfera gostosa no seu ambiente com a ajuda da luz. As janelas são indispensáveis para fazer a troca de ar e iluminar, assim como os plafonds na área central são eficientes para fazer a iluminação geral do ambiente. Mas aproveite para brincar com luz indireta, instalando uma luz suave em sancas de gesso ou até investindo em lâmpadas de cromoterapia em cima da banheira ou no boxe. Já a iluminação acima do espelho, sem alterar o resultado da sua maquiagem, o ideal, neste caso, é usar as dicroicas. E deixe as frias (fluorescentes compactas) apenas para a iluminação geral .Tudo isso vai fazer a diferença no momento que você quiser relaxar e descansar depois de um dia cheio.
DETALHES: acessórios bonitos, como um espelho especial, alguns vasos de flor e velas perfumadas para decorar e deixar o ambiente perfumado na hora do banho. Tudo isso vai contribuir para que seu banheiro te proporcione momentos de puro relaxamento e alegria. Os objetos que vão compor a pia, como saboneteira e porta escovas de dente, também merecem uma atenção. Escolha pensando no seu estilo. Pequenos detalhes podem transformar a decoração.
Espelhos são fantásticos para dar a impressão de que a área é maior. Recorra a esse truque para revestir portas de armários ou a parede. No banheiro, quanto maior o espelho, melhor. Lembre-se de que os revestimentos claros, como as pastilhas de vidro ou as cerâmicas brancas, ajudam a refletir a luz. Isso também contribui para trazer aquela sensação de espaço mais amplo e limpo. E para fugir do tradicional você pode escolher modelos e formas diferentes.
Cestos: Recorra a cestos de vime para guardar pequenos objetos e aproveitar melhor os nichos dos armários e prateleiras. Eles multiplicam o espaço e são muito charmosos e na hora da faxina, podem ser mudados de lugar facilmente.
Boxe: Evite as opções de boxe com muitos desenhos, relevos ou detalhes. Aposte nos lisos e transparentes, que proporcionam leveza ao cômodo. Prefira portas de correr tanto no boxe quanto nos armários e na entrada, deixando a área de circulação livre.
Armários: Aposte nos móveis sob medida para melhor aproveitamento de espaço. Aproveite o espaço livre, você pode fixar prateleiras ou colunas nas paredes. O móvel com rodízio é uma boa opção, pois ajuda na organização os objetos e podem ser removidos na hora da limpeza e tb são uma ótima opção para quem mora de aluguel.
E o LAVABO.....
Para dar cara nova a esse ambiente, invista nos pequenos acessórios, como utensílios que ficam em cima da pia, toalhas, tapetes e papéis de parede.
O segredo é combinar esses itens de acordo com a cor do piso e dos azulejos do banheiro.
Se a cor branca é predominante, por exemplo, use objetos com tons fortes, como preto, verde, rosa, vermelho, etc. Lembre-se de misturar no máximo duas cores opostas.
Flores são sempre bem-vindas! Além de ajudarem a decorar e dar vida, podem conferir um bom perfume ao banheiro. Prefira as que suportam bem a umidade ou as artificiais.
Colocar um gabinete – que pode ser antigo ou reformado –, ter uma boa entrada de luz e um amplo espelho já são dicas de um projeto bem sucedido. Ouse optando por fazer pequenos jardins nos cantinhos do lavabo a fim de dar um charme a mais.
Por ser uma área onde se fica por pouco tempo, permitem cores mais ousadas e pedem materiais mais sofisticados nos revestimentos e peças hidráulicas.
O uso do espelho para dar a sensação de aumento do espaço já é um clássico. Use uma bela bancada e cuba e deixe a parte debaixo livre, com apenas uma prateleira/pranchão e cestos. Estes tb podem ser usados sobre um banco ou outro suporte. Aproveite um cesto que possa ter, encha-o com revistas ou livros e disponha no WC – um toque contemporâneo, que também é prático.
No lavabo a decoração com quadros é perfeita, pois a umidade do chuveiro pode provocar mofo e estragar as peças. E se tiver espaço, adicione um lugar sentado ao banheiro – um banco em madeira, um puff quadrado ou, porque não, uma poltrona elegante!
Fátima Colloda
Loja: Cozinhas & Interiores
Cabo Frio-RJ
Tel.: (22) 2645-2354
E-mail: cozinhaseinteriores@hotmail.com
|